O trabalho em equipe de forma harmônica e com alinhamento de objetivos costuma ser um dos maiores desafios das empresas.
Misturar diferentes personalidades, muitas vezes líderes natos com tendência centralizadora, faz com que times desviem do foco. Para resolver esse tipo de situação, foi desenvolvida a metodologia do team coaching.
Talvez você ainda não saiba bem como esse tipo de processo funciona, já que é algo relativamente recente. Então, a partir de agora, você vai conhecer as suas características e as vantagens de se aplicar o coaching de equipes.
Como funciona o processo de team coaching?
O team coaching, também chamado de coaching de equipes, tem por objetivo fazer sessões em grupos de 3 a 20 pessoas que irão trabalham juntas em um projeto específico.
Pode ser aplicado, por exemplo, em um time que está desenvolvendo um novo braço da empresa, um novo aplicativo ou um projeto complexo de engenharia.
O processo deve ter um objetivo específico bem claro, que é o estado desejado que a equipe quer alcançar junta.
O início das ações deve começar dentro da empresa, antes da atuação do coach. O líder da equipe deve estar certo de que tem as pessoas mais aptas para atuarem juntas e que elas estão cientes do trabalho a ser feito.
Qual é a diferença entre team coaching e coaching em grupo?
No coaching de equipes, todas as pessoas envolvidas estão realizando o processo para atingir um objetivo único relacionado à missão que desempenham juntas na empresa ou organização onde trabalham.
Já no coaching em grupo, são feitas sessões em conjunto sobre um mesmo tema, como, por exemplo, o emagrecimento. Mas os participantes não têm relação uns com os outros, apenas um objetivo pessoal em comum.